07 junho 2012

NY Cheesecake com calda de Morango


Eba, hoje é dia da terceira receita do meu TOP 3 sobremesas favoritas! E preciso dizer que essa eu já fiz muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaa pesquisa pra prepará-la da forma que acho a mais gostosa.

O Cheesecake com calda de morango é o melhor de todos! A minha receita preferida não vai gelatina (detesto com todas as forças gelatina em sobremesa, acho que fica com uma consistência esquisita, ECA!) e vai ao forno!

Faço bem NY style e fica igualzinho o da The Cheesecake Factory (NHAC!!!)

Apesar de ter nascido na Grecia há muito tempo, o cheesecake só se popularizou nos anos 70, quando era uma das sobremesas mais populares dos Estados Unidos, e principalmente, de New York City.

Anota que essa receita é pra deixar de herança pros filhos, netos, etc...



NY CHEESECAKE COM CALDA DE MORANGO

Massa
120 g Bolacha tipo maisena triturada
15 g Açúcar
60 g Manteiga derretida

Recheio
1,1 kg Cream cheese
160 g Creme de leite
120 g Açúcar
1 g Sal
45 g Farinha de trigo (opcional)
10 ml Suco de limão
5 ml Essência de baunilha
2 gemas
6 ovos

Calda
250 g Morangos
320 g Açúcar
120 ml Água
15 ml Suco de limão
15 g Maisena

Obs: Coloquei todas as medidas em gramas e mililitros, pois é mais confiável do que fazer pela medida de colher de sopa/chá, xícara, etc...
Porém saiba que:  
1 colher de chá = 5 g / 5 ml
1 colher de sopa = 15 g / 15 ml
1 copo/xícara = 240 g

MODO DE FAZER

Massa
Quebre as bolachas em pequenos pedaços e leve a um processador para triturá-las. Se não tiver um processador coloque as em um saco plástico e quebre-as passando um rolo de macarrão por cima.

Em um bowl junte as bolachas trituradas com o açúcar peneirado e a manteiga derretida, misture tudo até que as bolachas fiquem esbranquiçadas.

Em uma forma de 25 cm com fundo removível coloque a mistura acima. DICA: Com um copo de vidro levemente cheio de água passe-o por cima da massa já na forma para pressionar e nivelar a camada de bolacha, deixando bem firme.

Asse -a num forno pré aquecido a 160oC durante 12 minutos.  Quando a massa estiver dourada retire do forno e deixe descansar.



Recheio
Corte o Cream cheese em temperatura ambiente em pequenos cubos e coloque na batedeira. Bata-o em baixa velocidade até que fique cremoso, mais ou menos 3 minutos.

Adicione o sal e 1/3 do açúcar, bata até que os dois estejam incorporados ao creme, não se esqueça de raspar os lados da batedeira. Adicione outro 1/3 do açúcar e bata até incorporar. Adicione o 1/3 restante e repita o processo.

Se quiser adicione a farinha peneirada (a farinha não irá mudar o sabor do cheesecake, apenas dará mais estabilidade a massa e reduzirá a probabilidade dele rachar) coloque também o suco de limão e o extrato de baunilha e bata tudo.

Agora adicione o creme de leite e bata até incorporar.
Adicione as gemas e bata novamente até que estejam completamente absorvidos ao recheio.
Adicione 3 ovos e bata bem, raspe os lados da batedeira e adicione os 3 ovos restantes e bata até todos os ingredientes estarem incorporados.

Agora coloque esse recheio na forma com a massa já fria, de uma leve batidinha para que saia qualquer bolha e leve ao forno pré aquecido a 260oC.



Após 10 minutos diminua a temperatura do forno para 100oC, não abra a porta do forno, deixe que o cheesecake irá assar conforme a temperatura do forno for diminuindo.

Asse-o nessa temperatura de 100oC até que o centro do cheesecake marque no termômetro 65,5o C, isso é mais ou menos 1h40m de forno.

Quando ele estiver dourado pode retirar do forno, deixe-o esfriar fora da geladeira por aproximadamente 10 minutos. 

Após esse tempo passe levemente uma faca por toda a sua borda a fim de solta-lo da forma. Deixe-o esfriar de 2 a 3 horas fora da geladeira, depois passe um filme plástico por toda a forma e leve-o ao congelador, deixe-o resfriar por pelo menos 5 horas.  DICA: um grande segredo do cheesecake é esse processo de resfriamento.

Calda
Em uma panela junte o açúcar, 120 ml de água, o suco de limão e os morangos. Mexa até dissolver todo o açúcar no líquido, deixe-o ferver.

Assim que começar a ferver reduza a temperatura para que fique levemente borbulhando e deixe cozinhar por 10 minutos.

Quando os morangos estiverem bem moles esmague os com ajuda de um garfo para liberar mais sabor a calda.

Retire a mistura do fogo e passe tudo por uma peneira, pressionando os sólidos para retirar o máximo de suco deles. Reserve os pedaços de morango e leve o líquido de volta a panela.

Leve a calda a gentil fervura novamente, dissolva a maisena em 45 ml de água e misture a calda na panela enquanto mexe com um fouet.

Aumente o fogo e bata com o fouet, deixe ferver e continue mexendo até que engrosse, mais ou menos 5 minutos. Retire da panela e leve a calda a um bowl para que esfrie e depois a geladeira.

Finalização
Remova o cheesecake do congelador uns 30 minutos antes de servir e fatie-o com uma faca afiada.

Passe a faca na água quente entre os cortes das fatias para facilitar o processo.

Coloque uma fatia no prato e cubra-a com a calda de morango. Está pronto para comer!!!

NHAC! YUMMY! HUUUMM! 








0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!